quinta-feira, 25 de março de 2010

UENH homenageia Fábio Wasem


Na agenda do movimento estudantil gaúcho eram previstas muitas lutas para esta semana. Os líderes estudantis foram tomados pela tristeza ao receber a notícia do falecimento do presidente municipal do PCdoB Fábio Juliano Wasem, que presidiu a União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH) em 1994.
Na tarde de hoje (25/03), Gabrielle Regina Mendonça, presidente da UENH, juntamente com Eriane Pacheco, Vice-Presidente regional sul da União Nacional dos Estudantes (UNE) utilizaram a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Vereadores para falar sobre a atual luta do movimento estudantil brasileiro pelo investimento de 50% do Fundo Social do Pré-Sal em educação e também para homenagear essa grande liderança da juventude gaúcha que foi Fábio.

Confira abaixo o discurso de Gabrielle:
[...]
Esse novo momento em que vive o Brasil, com mais acesso à educação através do ProUni e das cotas, da ampliação das universidades federais e das escolas técnicas, traz também um novo momento para o movimento estudantil, em que iremos erguer com muita força a bandeira da destinação de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação. A UENH abraça essa causa e a relaciona com nossa história. Dia 14 de março a UENH completou 62 anos em defesa da educação e do Brasil.
Fomos fundados em 1948, entramos na campanha "O Petróleo é Nosso!", "Diretas, Já!" e derrotamos a ditadura militar. Garantimos o voto aos 16 anos de idade na constituinte de 1988 e nos engajamos no "Fora Collor". Conquistamos o meio-passe estudantil e a meia-entrada cultural.
Mas foi em 1994, sob a presidência de Fábio Juliano Wasem que conquistamos a sede da União dos Estudantes de Novo Hamburgo localizada na rua Gomes Portinho, 294 onde permanece até hoje.
Mas a contribuição de Fábio não terminou. Ajudou a fundar a União da Juventude Socialista em Novo Hamburgo e mais tarde veio a presidir o Partido Comunista do Brasil.
No ano em que a UENH completa 62 anos, a UJS completa 25 e, no dia de hoje, o PCdoB completa 88 anos, perdemos esse grande guerreiro, esse grande amigo.
A luta continua e em abril tomaremos as ruas da cidade com a bandeira do Pré-Sal e dia 9 de abril realizaremos um jantar pelo aniversário da UENH.
É lembrando nossa história que homenagearemos Fábio Wasem e é lutando pelo Brasil que honraremos seu nome!
Nossos líderes para sempre estarão presentes:
Édson Luís, presente!
João Carlos Haas Sobrinho, presente!
Honestino Guimarães, presente!
Fábio Juliano Wasem, presente!
Aqueles que sonham estão de luto, mas a partir daí, fortaleceremos nossa luta. Mais fortes, mais convictos, embora mais tristes!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário