terça-feira, 16 de março de 2010

UENH: 62 anos em defesa da educação e do Brasil

Há 62 anos, em 14 de março de 1948, era fundada a entidade de representação dos estudantes secundaristas da cidade que entraria para a história por suas lutas em defesa da educação, da juventude e da soberania nacional.
A União dos Estudantes de Novo Hamburgo, sob a sigla UENH, protagonizou importantes momentos em nosso país, estando na linha de frente na criação da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que ocorreu três meses após a fundação da UENH, na luta "O Petróleo é Nosso", contra a ditadura militar, na campanha "Diretas, Já", luta pelo voto aos dezesseis anos na constituinte de 1988, meio-passe no transporte coletivo de Novo Hamburgo para os estudantes, pela aprovação das leis da meia-entrada cultural, dos estágios, do vale-cultura, PEC e Estatuto da Juventude.
Mesmo se passando tanto tempo desde sua fundação, a UENH continua com caráter revigorado e renovado, reafirmando a luta do movimento estudantil na estancia nacional, estadual e municipal.
Para Gabrielle Regina Mendonça, estudante do 25 de Julho e presidente da UENH no ano de 2010 "A luta daqueles que vieram antes de nós contribuiu para que pudessemos travar a luta do nosso tempo. É mérito das gerações anteriores da UENH que hoje não precisemos lutar contra o fechamento de universidades públicas ou contra as privatizações, pois isto já está superado e os estudantes sairam vitoriosos. Precisamos lutar pela ampliação das escolas técnicas, pela reformulação do ensino médio, ampliação das vagas oferecidas pelo ProUni e o debate que está na ordem do dia é a destinação de 50% do fundo do Pré-Sal para a educação. Tudo isso com a cara do estudante e da juventude brasileira."
Esta juventude envolvida na UENH promete a realização de várias atividades para comemorar a data, entre elas o jantar que acontecerá dia 09 de abril sob o tema: 62 em defesa da educação e do Brasil, 50% do Pré-Sal para a educação"
Maiores informações pelo fone 92534224

Nenhum comentário:

Postar um comentário