sexta-feira, 4 de março de 2011

Vereador Volnei homenageia 1° bombeiro de NH

Escola no bairro Rondônia se chamará João Vidal Campanhoni

Foto: Volnei Campagnoni e familiares do homenageado

O primeiro bombeiro de Novo Hamburgo é homenageado por meio de um projeto de lei de Volnei Campagnoni (PCdoB). A escola municipal de ensino infantil localizada na rua Karl Wilhelm Schinke, no bairro Rondônia, se chamará João Vidal Campanhoni. A proposta (PL n° 98/2010) foi aprovada em segundo turno nesta quinta-feira, 3.

Família
A filha do bombeiro, Jane Rosângela Campanhoni, falou sobre a história do homenageado na tribuna. Ela e seus irmãos, José Roberto e Janice, participaram da sessão, a convite do autor do projeto. O vereador também destacou que é sobrinho do famoso "João Bombeiro" que, segundo ele, foi um exemplo de cidadão.

Ricardo Ritter – Ica (PDT) e Jesus Maciel (PTB) falaram sobre a importância de se destacar as pessoas que trabalharam pela comunidade.

História
João Vidal Campanhoni nasceu em Jaguari, em 1929. Foi a Porto Alegre com 18 anos, onde entrou para a Brigada Militar e decidiu ser bombeiro. Em 1952 veio a Novo Hamburgo como responsável pela guarnição e pelo recebimento dos equipamentos no local. No final daquele mesmo ano, foi formada a primeira equipe de bombeiros da cidade.

Campanhoni comandou o combate aos dois maiores incêndios de Novo Hamburgo: na escola São Jacó, hoje Feevale, e em uma fábrica de colas. Ele também foi o responsável, junto ao 3ºBPM, da segurança durante a inauguração da Fenac.

Campanhoni foi membro participativo da comunidade de seu bairro. Emprestava seu carro para o transporte de doentes e gestantes até o hospital Operário, hoje Municipal, e de mortos até o cemitério. Grande incentivador da união dos times Rondônia e Farroupilha, conseguiu unir as equipes, antes separadas pela cor. Além de ser ativo na igreja Nossa Senhora das Graças, foi presidente do CPM da EMEF Jorge Ewaldo Koch por onze anos – e escolhido o "Pai do Ano" por diversas vezes.

Em 1956, casou-se com Edith da Silva Campanhoni. Morreu em 2010 em Parobé, onde residia. Deixou esposa, cinco filhos, 14 netos e seis bisnetos. Segundo o vereador, a maior bandeira do bombeiro foi a educação. "Além de compactuar com Leonel de Moura Brizola com a escola de tempo integral, morreu acreditando que a solução para um mundo mais digno era o estudo."

Matéria de: www.camaranh.rs.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário