sábado, 26 de junho de 2010

Convenção do PCdoB lança Abgail Pereira para o Senado no RS

O PCdoB do RS realizou neste domingo (14) a sua convenção estadual para definir seus candidatos e alianças para as eleições de outubro.

O nome da sindicalista Abgail Pereira, de Caxias do Sul, foi lançado ao Senado, ao lado do petista Paulo Paim. Participaram mais de 600 delegados de todo o estado. A convenção ocorreu no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa.

Para a proporcional, o PCdoB lançou nominata com 13 nomes para deputado federal e 32 para a vaga à Assembleia gaúcha. Entre os destaques para a Câmara está a campeã de votos Manuela d´Avila, que tenta a reeleição, o vereador mais votado de Caxias do Sul e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do município, Assis Melo.

Para a Assembleia, o atual líder da Bancada Raul Carrion, tenta a reeleição. ao lado da ex-superintendente do Grupo Hospitalar Conceição e deputada estadual por 16 anos, Jussara Cony, e da vice-prefeita de Santa Rosa, Sandra Padilha, entre outros nomes.

Tarso Genro, pré-candidato ao governo do Estado, enviou mensagem aos participantes via internet. Prestigiaram o ato político comunista o presidente do PT RS, Raul Pont, o ex-governador Olívio Dutra, o senador Paulo Paim, o ex-deputado Flávio Koutzi, o presidente do PSB, Caleb de Oliveira, o candidato a vice na chapa de Tarso, Beto Grill, o deputado Beto Albuquerque, o secretário de Organização do PCdoB nacional, Walter Sorrentino, e os representantes do PR Cel Bonetti e do PPL Mari Peruzzo, além de lideranças locais e estaduais do PCdoB.

Desafio da campanha

O presidente do PCdoB RS lembrou que os próximos quatro meses podem aproximar mais ainda o país do novo projeto de desenvolvimento, abrindo caminho para o socialismo. “O PCdoB jogou papel fundamental para viver nova realidade no País. O sentido da continuidade prevalece”, disse Frassom. O dirigente destacou o cenário eleitoral nacional e local destacando o crescimento de Dilma nas pesquisas e conseqüente queda do seu principal adversário, “que representa uma candidatura sem projeto”, segundo Frassom.

Para Frassom, o RS precisa estar sintonizado com o projeto nacional, precisa ter um governo que invista em desenvolvimento, construa políticas públicas e não criminalize os movimentos sociais, como este que esta posto. A importância da parceria com o PSB na frente composta em torno da candidatura de Tarso Genro para o governo do Estado também foi enfatizada.

Protagonismo do PCdoB

Frassom lembrou que o nome de Abgail Pereira para o Senado comprova o crescente protagonismo dos comunistas. “A militância está pronta para essa grande caminhada.”

O presidente do PT, Raul Pont, enfatizou a construção das condições para a vitória do terceiro mandato das forças comprometidas com a soberania nacional e com uma sociedade mais igualitária e justa. “Estamos tendo compromisso e sensibilidade política para buscar aliados que assumam compromissos para a manutenção deste projeto nacional”, disse. Para ele, o desafio agora é construir unidade sólida com alianças e participação de outros setores para colocar o Rio Grande na trilha do desenvolvimento.

O deputado Beto Albuquerque lembrou o orgulho e a gratidão pelo companheirismo do PCdoB durante a campanha pela prefeitura de Porto Alegre, protagonizada pela comunista Manuela d’Ávila. “O Brasil não tem vocação para ser caranguejo. Nós queremos um Brasil moderno, transformado, onde os lucros produzidos cheguem aos trabalhadores”, disse.

Vaga para o Senado

A deputada Manuela d’Ávila lembrou a importância de compor a chapa para o Senado com o nome da sindicalista e pedagoga Abgail Pereira. ”É uma mulher que tem lado, que sabe que a classe trabalhadora tem lado e que tem a cara e a ousadia do partido.”

Manu recuperou os sucessos da ultima campanha nacional e a renovação promovida pela boa política do PCdoB. “Foi o melhor resultado eleitoral da história do PCdoB , mas temos consciência que podemos dobrar as bancadas e é nesse rumo que lutaremos.”

Abgail comprometeu-se a manter o olhar determinado para a mulher trabalhadora urbana e rural e a oposição ao governo neoliberal no RS.

Crescimento

O secretário de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, que representou o Comitê Central, lembrou que o RS foi o Estado no qual o partido mais evolui e se projetou. “Sagacidade, amplitude política e lealdade construíram a aliança no RS”, enfatizou. E lembrou que o grande desafio é fazer vitoriosa a candidatura da gaúcha Dilma no RS. “Fortalecer o PCdoB tem importância extraordinária para o futuro do país. É preciso ampliar a base para ter governabilidade e fortalecer base de esquerda para ter projeto de nação.”

De Porto Alegre,
Isabela Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário