domingo, 11 de abril de 2010

UENH comemora 62 anos e lança campanha "Te Liga 16!"

Sexta-feira (09/04) esteve cheia a agenda do movimento estudantil de Novo Hamburgo. Pela manhã, a União dos Estudantes de Novo Hamburgo lançou a campanha "Te Liga 16!" na Escola Estadual Vila Becker. A campanha tem como objetivo incentivar a participação política dos jovens através de grêmios estudantis, associações de moradores, partidos políticos e também através do voto.
O debate contou com a presença da Presidente da UENH Gabrielle Mendonça, do representante da União da Juventude Socialista Tiago Morbach, do Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude Roger Corrêa, do vereador e Presidente do Sindicato dos Funcionários Municipais Volnei Campagnoni, do Prefeito Tarcísio Zimmermann e da Deputada Federal Manuela d'Ávila.
Gabrielle abriu o debate agradecendo a presença das autoridades e Tiago Morbach explicou a importância da campanha e como surgiu a luta pelo voto aos 16. O Prefeito Tarcísio Zimmermann lembrou suas lutas e destacou a importância dos movimentos de juventude.
Já o vereador Volnei Campangoni lembrou da época em que estudou no Vila Becker e recebeu o prêmio de colega do noturno.
Para Roger Corrêa "a participação da juventude se dá através de muitas maneiras e o voto deve ser um a delas. Este é um caminho que o movimento estudantil pode conquistar suas bandeiras".
Manuela d'Ávila lembrou que desde quando militava no movimento estudantil já existia uma UENH forte e a parabenizou por ter conseguido fazer com que a cidade abraçasse a campanha. "Vocês fizeram com que a campanha "Te Liga 16!" fosse da UENH, da UJS, mas também da Coordenadoria de Juventude, do prefeito, dos vereadores, do jornal que lança matérias diárias, das escolas, e pelo que percebo, principalmente dos estudantes que se engajam na campanha", destacou. Ainda respondeu as perguntas dos estudantes.

Jantar mobiliza sociedade

Na parte da noite, no Restaurante Tropical, aconteceu o jantar comemorativo dos 62 anos da UENH, contando com a presença de dezenas de estudantes e de autoridades como, o prefeito Tarcísio Zimmermann, da Secretária de Cultura Anita Lucas de Oliveira, do Secretário de Planejamento Urbano Moisés Medeiros, dos vereadores Gilberto Koch e Volnei Campangoni, do presidente do Grupo Pensando Novo Hamburgo Plácido Crescente, da Diretora de Proteção Ambiental Carina Romariz, da Assessora da Coordenadoria de Pólíticas Públicas para as Pessoas com Deficiência Amanda, da Coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres Fátima Fraga, do Coordenador de Políticas Públicas para a Juventude Roger Corrêa, do Diretor de Serviços Urbanos Cristiano Coller, do assessor da Deputada Federal Manuela d'Ávila, Ivandro Morbach e do Presidente da União das Associações Comunitárias Jorge Velho.
Gabrielle enfatizou que poucas entidades conseguem chegar aos 62 anos e continuar tão atual, reunindo tantos estudantes e pessoas tão importantes para a cidade. Destacou a luta de 50% do Fundo Social do Pré-Sal para a educação e lembrou da importância na construção da UENH de Fábio Juliano Wasem, falecido no mês de março.
O vereador Gilberto Koch propôs que a sede da UENH, localizada na rua Gomes Portinho, 294, levasse o nome de Fábio Wasem que teve grande destaque na conquista da casa.
Já o vereador Volnei Campangoni falou que nunca aprendeu tanto sobre política como está aprendendo agora com a vivência com a juventude da UENH.
Roger Corrêa saudou a importância da UENH e suas contrubuições, "iniciamos a semana comemorando os 83 anos de Novo Hamburgo e a terminamos comemorando os 62 anos da UENH".
O prefeito Tarcísio destacou que a cidade precisa dessa juventude guerreira que vem da UENH, e que Novo Hamburgo não seria o que é hoje, se não fosse pela entidade.
Confira na íntegra o discurso de Gabrielle Mendonça lembrando dos 62 anos da UENH e em memória de Fábio Wasem clicando aqui

4 comentários:

  1. Parabéns a juventude da UJS de Novo Hamburgo! É a nossa juventude do amanhã na nossa política. E tb já ressalto que o Te Liga 16 estamos visitando as escolas em Rio Grande para ter as reuniões a ser debatidos. Isso é importante pra toda juventude. Abracos a todos do PCdoB e da UJS de Novo Hamburgo.

    Anderson Silveira

    Tesoureiro da UJS Rio Grande.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para aguerrida e combativa UENH!!

    ResponderExcluir
  3. Esse povo de NH é bom mesmo!

    Palmas pra essa militância, exemplo a ser seguido.

    Fraterno abraço socialista.

    Igor

    ResponderExcluir
  4. É extremamente salutar e estimulante saber que a UENH continua viva e com muita disposição pra lutar em defesa dos estudantes de Novo Hamburgo e que a UJS continua o justo esforço de valorização cada vez maior dessa entidade! Tive a honra e o prazer de dirigir o XIII Comes (Congresso Municipal dos Estudantes Secundaristas), no ano de 2006, que reelegeu Fernanda Schultz. Foi um dos momentos mais felizes de minha militância que pude ver representado no vídeo de aniversário organizado pelos aguerridos militantes da entidade e que me fez chorar ao lembrar dos amigos conquistados e do aprendizado durante a tarefa. Parabéns, UENH e como dizia nossa tese naquele ano: "Atitude e Idéia Forte!", sempre!

    ResponderExcluir